Educação a Distância (A construção do conhecimento por meio da interação a distância)

10/11/2013 20:26

Meu primeiro contato com a Educação a Distância (EaD) foi por meio de cursos realizados durante minha graduação que foi presencial. Durante a elaboração da minha monografia fiz várias pesquisas na internet e descobri cursos a distância sobre o tema da minha pesquisa.

Anos após minha formação fui convidada pela faculdade onde me formei para ser tutora presencial de um curso de graduação superior semi-presencial, a princípio fiquei um pouco surpresa, pois nunca havia ouvido falar em curso superior a distância.

A partir daí me apaixonei pela profissão e agora estou aperfeiçoando meus conhecimentos dessa nova modalidade de ensino que vem adquirindo vários adeptos por ser um modelo prático, mas não menos importante que um curso presencial.

Por meio desse desafio criei o meu blog https://allana-figueiredo-ead.webnode.com/ e segui dois blogs que tratam especificamente sobre a Educação a Distância que foram:

Blog Educação a Distância https://www.educacaoadistancia.blog.br

Blog João Mattar https://joaomattar.com/blog/2012/11/23/o-terror-da-ead-e-o-mec/

Abaixo vou enunciar alguns temas que mais me chamaram a atenção e que acredito relatar bem o que estudamos.

·         Aula a distância não é fast-food, por Instituto EaD Virtual 09 /08 /2011:

O texto relata sobre uma liminar da Justiça Federal que proibiu a veiculação da campanha do Conselho Federal de Serviço Social que compara o ensino à distância de Serviço Social à alimentação fast-food.

Com as constantes mudanças apresentadas hoje em dia, a metodologia do ensino a distância vem adquirindo muitos adeptos, não somente por ser um meio prático de adquirir conhecimento e sim pela evolução da sociedade.

Há alguns anos, muitos não tinham computadores em suas casas e hoje essa tecnologia é indispensável para todos nós. O mesmo acontece com o ensino à distância. Antigamente era absurdo pensar em estudar e interagir com outras pessoas em casa por meio de um computador, e isso hoje faz parte da nossa realidade.

Acredito que independente de estar numa sala de aula presencial ou virtual quem fará a diferença é a pessoa que está adquirindo conhecimento, o ensino à distância veio como uma ferramenta útil para adquirir conhecimento de forma prática, se adaptando a evolução da sociedade e as necessidades humanas.

·         O terror do EaD é o MEC-O Pesadelo da EaD, por João Mattar 2011/2012:

 

Ambos os textos relatam como o Ministério da Educação (MEC) vem estabelecendo metodologias do ensino a distância de forma pouco dinâmica e estimulante desfavorecendo os professores, tutores e alunos, e beneficiando somente as Instituições de Ensino Superior (IES) particulares e as estatísticas da educação no Brasil.

Durante a leitura dos comentários pude observar que muitas pessoas diziam que o grande vilão dessa história era o a metodologia do ensino a distância, mas na minha opinião, o que vem desfavorecendo a dinâmica do ensino a distância é a forma como as IES particulares estão banalizando o ensino, destas poucas são exceção.

As IES particulares são empresas e as empresas existem unicamente para lucrar e expandir no mercado. Vivemos num mundo capitalista e infelizmente o ensino está sendo ofertado como uma mercadoria banal.

O MEC, por sua vez, favorece as IES particulares instituindo leis e estabelecendo metodologias que cada vez vem desfavorecendo aos professores, tutores e alunos, isso porque nosso país não tem capacidade de ofertar ensino básico de boa qualidade a toda população quem dirá uma graduação.

Sendo assim, para o país sair do alto índice de cidadãos sem qualificação o MEC está sendo conivente com esta situação, onde a pessoa faz um supletivo e “estuda” tudo o que veria em 3 anos em apenas 6 meses ou menos, realiza um teste e é aprovada no ensino médio, faz um "vestibular" sem qualquer tipo de critério e ingressa na faculdade, que por sua vez, trata o ensino como mercadoria, onde o importante é a quantidade e não a qualidade.

Por que tudo isso? Como já disse o objetivo principal das IES particulares é lucrar, o fator conhecimento, para os maiores interessados que são os alunos, fica em segundo plano, pois as IES recebem aquele cidadão que mal sabe escrever e o professor-tutor que deveria focar em dinamizar o estudo tem que também ensinar questões básicas do ensino fundamental e médio.

Confesso que ao ler este texto minha opinião divergiu um pouco sobre a mentalidade que tinha inicialmente sobre o Ensino a Distância, continuo acreditando que esta é uma ferramenta de ensino muito valiosa e adequada para a realidade de muitos brasileiros, porém a forma que vem sendo moldada tanto pelo MEC quanto pelas IES particulares acaba tornando esta modalidade um pouco maçante e cansativa para professores, tutores e alunos, que muitas vezes escolhem essa modalidade para quebrar um pouco suas rotinas estressantes.

Também podemos observar que há outra forma errônea de como o ensino a distância está sendo ofertado. O EaD exige muito mais do aluno, portanto acredito que ele não possa ser destinado para pessoas que tem pouco tempo, como vem sendo divulgado, e sim para pessoas que tenham interesse em aprender utilizando uma metodologia diferente, onde o aluno tem que ter participação ativa, as vezes muito mais que os demais envolvidos neste sistema.

Acredito que a metodologia que está sendo oferecida hoje em dia, não prende a atenção dos alunos, todo semestre é a mesma coisa, tem sempre a mesma proposta pedagógica, e aquilo que no início parecia ser interessante e inovador se torna maçante como a rotina daquela pessoa.  Acredito também que se houvesse uma interação maior com o aluno, se muitos dos professores-tutores não fossem "robôs" (automatizados pelo sistema) o EaD poderia progredir, porém estes não recebem e muitas vezes não são tratados e respeitados como educadores e isso os limitam a realizarem exatamente as propostas engessadas que as IES disponibilizam.

·         Curso a distância é(pode ser) melhor que presencial? por Instituto EaD Virtual 02/04/2013:

O texto aborda sobre algumas vantagens do ensino a distância e aponta um projeto inovador de educação a distância chamado  edX, que é dirigido pelas universidades de Harvard e Massachusetts, e propõe o questionamento acima.

Acredito que não tenha uma modalidade melhor ou pior, ambos se complementam. Atualmente os sociólogos apontam que as redes de comunicação em massa vêm sendo consideradas como um novo agente de socialização, sendo assim acredito que o EaD faz parte da evolução da sociedade.

Há tempos atrás os agentes principais da socialização eram a família e as escolas, hoje também já temos os meios de comunicação em massa como um desses agentes. Sendo assim pergunto, por que não valorizar o ensino a distância? Como disse o Ead é uma nova modalidade de ensino que vem para complementar o ensino presencial e acredito que se houver formas de controle rigorosas das IES em relação ao EaD, e uma nova metodologia aprovada pelo MEC o Brasil possa alcançar resultados desejáveis como vem acontecendo nos Estados Unidos.

O texto ainda diz que os cursos do edX são os mesmos ensinados no campus e são extremamente rigorosos, onde a taxa de aprovação varia de 5% a 20%, e isso significa que até 95%dos alunos podem não ser aprovados porque abandonam o curso ou não têm desempenho suficiente.

Isto denota a realidade que vejo no Brasil, onde o ensino a distância vem sendo ofertado como uma maneira fácil de adquirir um diploma, onde não há exigência rigorosa de estudo e onde muitas provas são de consulta, ao meu ver toda essa metodologia facilita a aquisição de um diploma e não enfatiza disseminação do conhecimento.

Durante algumas semanas acompanhei estes blogs e pude perceber que há interação entre autores e os visitantes, porém muitas vezes as respostas são demoradas e às vezes nem respondidas, principalmente quando as postagens são mais antigas.

Este desafio me permitiu agregar maior conhecimento a respeito da temática da Educação a Distância, além de me permitir interagir melhor com as tecnologias disponibilizadas para esta modalidade de ensino, bem como manifestar e mudar de opinião e conhecer a opinião de outras pessoas.

O ensino a distância veio para agregar e complementar a metodologia tradicional de ensino, e acredito que esta modalidade tem um grande potencial principalmente pela grande procura e também por oferecer uma diversidade de tecnologias para o estudo. As estatísticas mostram que a Educação a Distância está progredindo no Brasil, mas acredito que ainda estamos muito aquém dos países que são referência.

A construção do conhecimento por meio da interação a distância é algo muito interessante e importante nos dias de hoje, pois podemos adquirir conhecimento ou até mesmo mudar concepções por meio de uma leitura rápida e compartilhamento de ideias, durante uma aula de academia, tomando um cafezinho, a caminho do trabalho, entre outros. O aprendizado adquirido me permitiu mudar de concepção sobre algumas temáticas do EaD e acredito que me permitirá ter uma visão analítica tanto como expectadora quanto como profissional.